segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

UMA BREVE ANALISE DA HISTÓRIA DO BLACK METAL



Eu me refiro a uma vertente do metal que sempre gostei e admirei muito, mas que está cada vez mais se perdendo na sua essência e se tornou um tanto caricato a o que era nos anos 80, inicio dos anos 90, sou um grande fã de Venom, Hellhamer/Celtic Frost, Bathory, Mercyful Fate, Sarcófago, Darkthrone, Mayhem (Antigo), entre outras que eu possa citar no decorrer desse texto, sinto muita falta daquele Black Metal cru, agressivo, sujo, satânico, que era um dos filhos bastardos do punk e da NWOBHM e hoje está cheio de bandas malditas nazistas, isso não é Black Metal pra mim, nunca respondi nenhuma carta/e-mail de bandas com esses ideais, nada mais absurdo, quase todo estilo musical nasce de um jeito e morre ou agoniza de uma forma completamente diferente .


Puro sentimento de nostalgia ao me deparar com bandas como Sodom e Destruction dos primeiros álbuns (sim eles foram essenciais para o desenvolvimento do estilo), Bulldozer, Poison (Alemanha), Mystifier, Blasphemy, Beherit, Profanatica, Rotting Christ, Necromantia, Varathron, Sabbat (Japão). Penso que tudo começou a se estragar após a aparição da cena norueguesa, do Inner Circle das queimas de igrejas, o estilo nunca mais foi o mesmo, mais visual e atitudes imbecis do que musica e postura compatíveis com o estilo nas suas origens, e foi perdendo consideravelmente sua essência nos últimos 20 anos, iniciou-se a queda daquele estilo que era o mais extremo do metal pelo menos ideologicamente falando.


Voltando aos anos 80, melhor época não só do Black Metal, mas do metal em geral, em minha opinião, Venom, grande criador do estilo, assombrava o mundo com Welcome to Hell e Black Metal em 1982, apresentando se como a banda mais Anticristã e Satânica jamais vista, com pseudônimos, uma imagem extremamente macabra pra época, eu creio que o Venom seja a banda mais influente dos últimos 30 anos, influenciando dezenas de estilos e milhões de bandas.


Quorton foi outro grande revolucionário do estilo com o lendário Bathory, eu fiquei maluco quando ouvi Bathory pela primeira vez, hoje em dia gosto até dos álbuns vikings, penso que uma figura em especial também foi importantíssima para a história do estilo que foi King Diamond, nada é tão sombrio quanto sua postura de palco, letras, forma de cantar, Mercyful Fate te transporta para a escuridão.


O maior orgulho do nosso país no estilo foi o Sarcófago, Essa banda gravou o álbum que deu inicio a época com a maior quantidade de bandas realmente boas de toda a história do Black metal (1987-1991), INRI continha corpse paint visto pela primeira vez, pregos, fotos em um cemitério, Metal Extremo com essência punk, onde foi parar esse estilo hoje em dia? Letras de total ódio ao cristianismo, todas as bandas que eu tive do estilo o Sarcófago foi uma grande influência.


Alguns álbuns não são Black Metal, mas influenciaram fortemente o estilo como Slayer-Show no Mercy (melhor álbum de todos os tempos pra mim), Possessed – Seven Churches, muito da postura do Black metal estava presentes em álbuns como esses.

O Inicio dos anos 90 foram produtivos para o estilo em todo o mundo, grandes álbuns foram produzidos nessa época como: Samael – Worship Him, Rotting Christ – Passage to Arcturo, Beherit – Oath of the Black Blood, Darkthrone – A Blaze in a Nothern Sky, Emperor – In The Nightside Eclipse, Mayhem – De Mysteriis dom Sathanas, Immortal – Diabolical Fullmoon Mysticism, Marduk – Dark Endless, Mystifier – Wicca, entre muitos outros.

Eu não sou um fã de Black Metal sinfônico, com exceção a pouquíssimas bandas que usam teclados que são de meu agrado, na sua grande maioria me irritam, acho que teclados são usados de forma muito estranha nessas bandas.


Se você é fã, musico do estilo, deixe seu comentário.


(Autor: Isaias Bueno)





DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários que conterem publicidade e divulgação de site ou algo malicioso, ambas serão moderadas!!