segunda-feira, 1 de setembro de 2014

NERVO CHAOS

Confira a entrevista que fizemos com a banda Nervo Chaos uma das melhores, mais honestas e mais respeitadas bandas de death metal não só do Brasil, mais do mundo, banda que acompanho a muito tempo e que tenho total respeito e admiração pela postura e pelo som dos caras! Confiram!!


Salve pessoal da banda Nervo Chaos, muito obrigado por nos ceder entrevista ao nosso blog Questões e Argumentos, é uma honra entrevista-los, vocês são uma das minhas bandas favoritas de death metal nacional em todos os tempos, vocês fundaram a banda em 1996, desde então vocês vem fazendo uma carreira sólida, uma sonoridade honesta e de altíssimo nível, quais são as melhores lembranças que vocês têm daquela época primordial, dos primeiros anos da banda?
Edu:  Obrigado pelo seu apoio e pelas tuas palavras, pra gente é uma honra estar participando do seu blog. Acho que as melhores lembranças do inicio da nossa carreira, são os primeiros shows e os primeiros lançamentos que fizemos. Eram outros tempos e havia uma magia diferente ‘no ar’.

Vocês são uma banda de identidade sonora própria, vocês passam por vários estilos dentro da própria sonoridade death metal que vocês sempre carregaram, quais são as principais influencias da banda hoje em dia em termos de estilos e bandas?
Edu: Nunca nos preocupamos em fazer parte desta ou daquela facção/estilo e sempre estivemos focados em fazer apenas o que gostamos, por isso, navegamos livremente entre as diversas vertentes da musica extrema. Também sempre estamos em busca da nossa sonoridade própria, claro que há influencias de diversas bandas e estilos, mas procuramos desenvolver a nossa sonoridade. Posso citar como influencias bandas como Napalm Death, Benediction, Sepultura, Cannibal Corpse, Morbid Angel, Incantation, Black Sabbath, Motorhead e muitas outras mais.

Sendo uma banda já veterana no cenário underground, como vocês vêm as diferenças no cenário underground lá de meados dos anos 90 com o de hoje em dia, passados quase 20 anos da formação da banda? O que melhorou? O que piorou? O que pode ser melhorado na cena na opinião de vocês?
Edu: A cena mudou bastante desde que começamos a banda. Algumas coisas ficaram melhores e outras nem tanto. Acho que a internet tem um enorme papel nisso tudo apesar de ter trazido algumas coisas não tão positivas assim também, mas atualmente o acesso as coisas é bem mais fácil, existem mais produtores, mais bandas, mas infelizmente menos publico e menos união do que houve no passado. A qualidade da nossa ‘imprensa’ também caiu absurdamente, onde a esmagadora maioria atualmente faz um ‘tesoura press’ e muitas vezes nem se quer escuta o trabalho enviado, claro que digo isso em relação aos ‘grandes’ veículos especializados, uma vez que os fanzines sempre foram feitos com muito amor a causa. 
                             Nervochaos

Quais são as principais inspirações para a composição das letras da banda?
Edu: Abordamos bastante temas baseados na doutrina do Satanismo, temas obscuros e anticristão. Mas também temos letras que são sobre guerras, sobre gore e algumas sobre o cotidiano, a dura realidade do dia a dia. Isso que nos inspira a escrever as letras.

Lançado em 1998 pela Tumba Records, o hoje clássico Pay Back Time, vocês acham que esse material trouxe muita coisa positiva para a carreira da banda naquele período? Edu: Nossa demais. Foi uma grata surpresa, pois não esperamos tamanha aceitação. Nos rendeu muitos convites para shows e tours. Tanto que esse material esta fora de catalogo fazem alguns anos e em breve devemos relançar com faixas bônus e encarte novo.

Vocês já tocaram em diversos paises, quando foi a primeira vez que tocaram fora do Brasil, e quais as dicas que você daria para bandas que querem trilhar o mesmo caminho da Nervo Chaos?
Edu: O primeiro show que fizemos fora do país foi em 1998 na Bolívia. Fomos a primeira banda internacional a tocar por lá. Foi fantástico fazer parte disto e vivenciar todas essa mágica. Acho que o essencial é acreditar no seu trabalho e ter muita dedicação, garra, humildade; além de trabalhar arduamente e incansavelmente. Só quem realmente ama o que faz vai permanecer na cena, os modistas e aproveitadores têm vida curta.

Eu conheci a banda em 2002/2003, com o Legion of Spirits Infernal, eu escutei muito aquele CD, marcou muito mesmo, é o álbum que eu mais ouvi da banda até hoje e creio que também é o de muitos que estarão lendo essa entrevista, e acredito que foi um salto, um marco na carreira da banda em termos de composição, tranqüilo um dos melhores álbuns de death metal lançados no mundo todo nos últimos 15 anos, quais são suas recordações dessa época, o que melhorou pra banda, a partir de então?
Edu: Realmente estávamos em uma fase de transição, de evolução sonora e ideológica. Estávamos saindo desta linha Thrash Metal/Crossover e entrando mais no Death/Black Metal. Eu vejo esse CD como um dos mais Death Metal da nossa carreira. Mas desde o inicio da banda ate meados de 2011 sofremos diversas mudanças de formação, o que sempre atrapalha o ritmo de trabalho, a freqüência de shows e lançamentos também. O lado positivo é que com as mudanças conseguimos manter a banda ativa, saudável, novas influencias e idéias foram adotadas, mas sem deixarmos de ser fieis a nossa proposta inicial. Atualmente a banda esta numa fase excelente (fruto de anos de trabalho árduo) com uma alta freqüência de shows/tours e de lançamentos.

Vocês já tocaram com vários gigantes da cena do metal extremo no mundo todo, quais foram os melhores festivais que tocaram, e quais bandas vocês curtiram mais dividir o palco?
Edu: Posso dizer que tivemos muita sorte e excelentes oportunidades de shows e tours ao lado de grandes nomes da musica extrema mundial. Sempre aprendemos muito com a oportunidade de estar junto destas grandes bandas. Claro que sempre é muito melhor fazer tour ao lado de grandes bandas, mas composta por amigos e pessoas legais, do que idiotas como infelizmente acabamos cruzando eventualmente vez ou outra.

Quais são os principais planos da banda para 2014/2015? Deixe ai datas dos próximos shows para os nossos leitores.
Edu:  Bom, lançamos o novo CD ‘The Art of Vengeance’ recentemente e demos inicio, em Janeiro deste ano, a nossa nova tour. Também acabamos de lançar o nosso primeiro vídeo clipe e pretendemos em breve lançar outro. A nossa idéia é seguir com esta tour ate o fim do ano que vem. As datas deste ano ate o momento, são: “The Art of Vengeance” Tour 2014
11.01 – Sorocaba/SP (Brasil) @ Sound 2
19.01 – Osasco/SP (Brasil) @ Mineiro Rock Bar
15.02 – Santiago (Chile) @ Cinezero
07.03 – Brasília/DF (Brasil) @ Cedec 912 Sul
08.03 – Anápolis/GO (Brasil) @ Pub
09.03 – Goiânia/GO (Brasil) @ Capim Pub
15.03 – Rio Branco/AC (Brasil) @ Carnarock
21.03 – Rio de Janeiro/RJ (Brasil) @ Planet Music
22.03 – Indaiatuba/SP (Brasil) @ Salão do Sereno
23.03 – Jundiaí/SP (Brasil) @ Aldeia Bar
27.03 – São Paulo/SP (Brasil) @ Espaço Som
28.03 – Joinville/SC (Brasil) @ Sociedade Kenia
29.03 – Florianópolis/SC (Brasil) @ Célula Showcase
30.03 – Itajaí/SC (Brasil) @ Big Pub
04.04 – Jandira/SP (Brasil) @ Caveira Velha
05.04 – São Carlos/SP (Brasil) @ Seven 7 Pub
06.04 – Bauru/SP (Brasil) @ Jack Pub
13.04 – Foz do Iguaçu/PR (Brasil) @ Ballinas Pub
25.05 – Belo Horizonte/MG (Brasil) @ Matriz
06.06 – Zadar (Croacia) @ Underwall fest
08.06 – Tuzla (Bosnia and Herzegovina) @ Palma
11.06 – Varna (Bulgaria) @ Smile
12.06 – Craiova (Romenia) @ Retro Pub
13.06 – Ruse (Bulgaria) @ Legacy Metalclub
14.06 – Bucharest (Romenia) @ Private Hell
16.06 – Cluj Napoca (Romenia) @ Irish&Music
18.06 – Osijek (Croacia) @ Exit
20.06 – Tilburg (Holland) @ Little Devil
21.06 – Deinze (Belgium) @ Elpee
22.06 – Saint-Etienne (France) @ Thunderbird Lounge
23.06 – Palencia (Spain) @ Nave:At.Mosh.phera-Zero
24.06 – Bilbao (Spain) @ Sala Santana 27
25.06 – Castellon (Spain) @ El Gat Penat
26.06 – Toulouse (France) @ Les Pavillons Sauvages
27.06 – Brescia (Italy) @ Circolo Colony
28.06 – Wiesloch (Germany) @ Rock & Pop Verein
30.06 – Mlada Boleslav (Czech Republic) @ Club Orthodox
01.07 – Prague (Czech Republic) @ Modra Vopice
03.07 – Rostock (Germany) @ Altezucker Fabrik
04.07 – Hamburg (Germany) @ Bambi Galore
05.07 – Wolfsburg (Germany) @ Jugendhaus Ost
19.07 – Cuiabá/MT (Brasil) @ Cavernas Bar
03.08 – Ribeirão Preto/SP (Brasil) @ Paulistânia Rock Bar
07.08 – São Paulo/SP (Brasil) @ Espaço Som
08.08 – Coronel Fabriciano/MG (Brasil) @ Cocafé Rock Bar
09.08 – Belo Horizonte/MG (Brasil) @ Mercado Novo
10.08 – Rio de Janeiro/RJ (Brasil) @ Teatro Odisseia
14.08 – Macapá/AP (Brasil) @ AABB
15.08 – Fortaleza/CE (Brasil) @ Beach Club
16.08 – São Luiz/MA (Brasil) @ Bar Catarina Mina
17.08 – Belém/PA (Brasil) @ Red Pub
22.08 – Rio Negrinho/SC (Brasil) @ Fazenda Evaristo
23.08 – Santa Maria/RS (Brasil) @ Skato Bar
24.08 – Curitiba/PR (Brasil) @ Blood Rock Bar
31.08 – Osasco/SP (Brasil) @ Mineiro Bar
07.09 – Santos/SP (Brasil) @ Studio Rock Café
12.09 – Indaiatuba/SP (Brasil) @ Plebe Bar
13.09 – Campinas/SP (Brasil) @ Wood Stock Bar
14.09 – Catanduva/SP (Brasil) @ Clube Nipo Brasileiro
20.09 – Votorantim/SP (Brasil) @ TBC
21.09 – Mogi Guaçu/SP (Brasil) @ Garagem Roseira
26.09 – São Jose/SC (Brasil) @ Plataforma
27.09 – Rio De Janeiro/RJ (Brasil) @ Planet Music
28.09 – Rio de Janeiro/RJ (Brasil) @ Subúrbio Alternativo
03.10 – Osasco/SP (Brasil) @ Mineiro’s Bar
04.10 – Salvador/BA (Brasil) @ Portela Café
05.10 – Vitoria/ES (Brasil) @ TBA
10.10 – São Paulo/SP (Brasil) @ Tropical Dance
11.10 – São Jose do Rio Preto/SP (Brasil) @ TBA
12.10 – Araraquara/SP (Brasil) @ Arte Bola Café
17.10 – Castanhal/PA (Brasil) @ TBC
18.10 – Manaus/AM (Brasil) @ TBA
19.10 – Teresina/PI (Brasil) @ TBC
25.10 – Lavras/MG (Brasil) @ TBA
08.11 – Esplanada/BA (Brasil) @ TBA
09.11 – Natal/RN (Brasil) @ Do Sol Festival
15.11 – Marilia/SP (Brasil) @ Cão Pererê
16.11 – Avaré/SP (Brasil) @ Ferro Velho Pub
21.11 – João Pessoa/PB (Brasil) @ TBC
22.11 – Recife/PE (Brasil) @ TBC
23.11 – Maceió/AL (Brasil) @ TBC
28.11 – Porto Velho/RO (Brasil) @ TBC
29.11 – Cruzeiro do Sul/AC (Brasil) @ TBC
30.11 – Rio Branco/AC (Brasil) @ TBC
05.12 – Imperatriz/MA (Brasil) @ TBC
06.12 – Cícero Dantas/BA (Brasil) @ TBC
07.12 – Curitiba/PR (Brasil) @ Music Hall
08.12 – São Leopoldo/RS (Brasil) @ TBC
09.12 – Medellín (Colômbia) @ TBA
10.12 – Quito (Equador) @ TBA
11.12 – Montevideo (Uruguai) @ TBC
12.12 – Rio de Janeiro/RJ (Brasil) @ TBA
13.12 – Rio Negrinho/SC (Brasil) @ Zoombie Ritual
14.12 – São Paulo/SP (Brasil) @ Carioca Clube TBC = a confirmar TBA = a anunciar o local do show

Como tem sido a recepção do novo material de vocês, o The Art of Vengeance no underground nacional e internacional?
Edu: Tem sido excelente. Estamos muito satisfeitos com este novo trabalho e ele tem sido muito bem recebido pelo publico (que na nossa opinião é o que realmente importa) e pela imprensa também. As vendas tem sido excelentes e já finalizamos a primeira tiragem deste material.

Muito obrigado pela entrevista, deixem suas considerações finais, um recado para os fãs da banda e para os leitores do nosso blog, deixem seus contatos!
Edu: Eu que agradeço pela entrevista, pelo apoio e pelo espaço cedido a banda. Para saber mais sobre a banda, visite www.nervochaos.com.br e vejo vocês na estrada!!!! \,,/


Confira também:

http://questoeseargumentos.blogspot.com.br/2014/10/ocultan.html
 Entrevista Ocultan

http://questoeseargumentos.blogspot.com.br/2014/09/entrevista-apokalyptic-raids.html
 Entrevista Apokalyptic Raids

http://questoeseargumentos.blogspot.com.br/2014/09/entrevista-cauterization.html
 Entrevista Cauterization





http://hotmart.net.br/show.html?a=A2255675I&ap=efd3


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários que conterem publicidade e divulgação de site ou algo malicioso, ambas serão moderadas!!