terça-feira, 28 de outubro de 2014

A Música continua a mesma

Confira a entrevista que fizemos com o Leandro Vianna do Site "A música continua a mesma", excelente site sobre rock/metal, com noticias, resenhas e muito mais, confira a entrevista abaixo.



Saudações Leandro, muito obrigado por nos ceder essa entrevista ao nosso blog “Questões e Argumentos”, é uma honra entrevista-lo, como está sendo o ano de 2014 para o site A Música Continua a Mesma e quais os planos para o futuro?


Leandro Vianna: Antes de tudo, faço questão de dizer que a honra é minha. Acompanho o belo trabalho do Questões e Argumentos e agradeço muito a oportunidade de estar respondendo essas perguntas. Bem, com relação a 2014, obstante um início de ano conturbado em minha vida pessoal e que quase causou o fim do A Musica Continua a Mesma, esse tem sido um período de consolidação do trabalho, já que a resposta obtida, tanto dos leitores, quanto das bandas e dos colegas de imprensa tem sido ótima. Quanto aos planos para o futuro, a idéia é de estar sempre procurando aperfeiçoar o trabalho que vêm sendo feito, pois vejo os sites e blogs voltados para o Metal como essenciais para o crescimento, divulgação e manutenção de nossa cena nos dias de hoje.



Quando o site começou suas atividades e quais são os principais propósitos do site?


Leandro Vianna: O A Musica Continua a Mesma surgiu em Março de 2013, mas sua idéia já vinha sendo gestada há algum tempo, principalmente através de um blog de minha autoria, que hoje já não existe mais, chamado Refletindo a Tormenta. Ali, entre textos literários e que abordavam política, comecei a dar espaço para algumas bandas. Com o fim do mesmo, resolvi focar apenas na música, algo que sempre desejei fazer, mas adiava há alguns anos. O principal propósito do site é dar espaço para as bandas de nosso cenário, pois hoje esse tipo de divulgação é essencial. Claro que também dou espaço a bandas estrangeiras, mas a preferência sempre será dada as bandas brasileiras. O A Música Continua a Mesma é a minha forma de contribuir para a construção de uma cena mais forte e bem estruturada e é feito única e exclusivamente por amor ao Metal, já que não me rende qualquer tipo de rendimento.



Quais bandas nacionais/internacionais você tem ouvido ultimamente?


Leandro Vianna: Bem, hoje em dia passo boa parte do meu tempo livre, escutando lançamentos, o que acaba não me dando tantas oportunidades de escutar o que mais aprecio. No momento, entres as bandas estrangeiras, rola muito Paradise Lost (essa não sai do meu playlist), Amon Amarth, Saxon, Crowbar, Blind Guardian, Moonspell, Mastodon, Rival Sons, Triptykon, Vallenfyre, Blues Pills, Orphaned Land, Anaal Nathrakh, Nile, Alcest, Yossi Sassi e Maat. Já entre as nacionais, meu foco tem sido as bandas mais atuais, por motivos óbvios. Ando escutando muito Facada, Expurgo Dynahead, Omfalos, Hagbard, Fearless, JackDevil, Kernunna, Lacerated and Carbonized, In Soulitary, Phrenesy, Dune Hill, Tellus Terror, Miasthenia, Unearthly, Dark Tower, Patria, Project46, Kings of Bones, Degola e A Red Nightmare. Certamente ficaram algumas bandas de fora, mas a cabeça às vezes falha.



Como você vê o mercado musical atualmente? O que pode ser melhorado?


Leandro Vianna: O advento da Internet e dos downloads ilegais causaram uma transformação profunda no mercado musical. Uma banda que comece agora tem que ter a consciência de que não vai conseguir uma gravadora que banque uma superprodução, com rios de dinheiro para divulgação e seus músicos enchendo os bolsos de dinheiro, muito menos irá vender milhões de cópias de um álbum. E isso vale para o Brasil e o Exterior. Hoje é relativamente barato se fazer um trabalho muito bem produzido, vide a quantidade de bandas independentes por ai que o conseguem e a internet é talvez o meio mais importante para se divulgar um trabalho ao público. Hoje, um vídeo bem feito postado no YouTube permite um alcance muito maior do que anúncios em revistas especializadas, só para ficar nesse exemplo. Shows também se tornam fonte importante de renda, já que permite à banda a venda do seu merchandising. O que pode ser melhorado? No caso do Brasil, não só uma conscientização maior do público em valorizar as boas bandas que temos por aqui como também um maior profissionalismo e seriedade de todos os envolvidos na cena. Claro, existem bandas, sites, produtores e assessorias de imprensa que fazem seu trabalho de forma muito séria, mas vejo muita gente por ai que muito fala e pouco faz, que muito criticam, mas ficam com seus braços cruzados e não sugerem nada para mudar e melhorar o que apontam como errado. União é algo utópico, mas se ao menos todos trabalhassem em prol de melhorar o que julgam errado, já seria um grande avanço. Na verdade isso poderia gerar dias de conversa aqui.



Como você acha que a internet pode contribuir positivamente na divulgação das bandas?


Leandro Vianna: Internet hoje é essencial para a divulgação dos trabalhos das bandas que ai estão. Em um mundo onde as pessoas não falam mais que possuem 200, 300 álbuns em suas coleções, mas sim 200 ou 300 Gigas de cd’s em seus HD’s, achar que a internet é dispensável é dar um tiro nos dois pés e nos dois joelhos. Se por um lado ela simplesmente aniquilou com a venda de álbuns através dos downloads ilegais, por outro ela permite um alcance na divulgação dos trabalhos que antes era possível apenas a grandes nomes. Para ficar em um exemplo, quando posto uma resenha de banda nacional, como procuro fazer uma divulgação mais ampla o possível, dentro de minhas possibilidades, ela é acessada não só no Brasil como em diversos países do exterior, já que cerca de 35% dos meus acessos vem de lá. Quando uma banda, sei lá, do interior de Minas Gerais, conseguiria tal alcance sem a internet? Nesse ponto, não só um trabalho profissional das bandas nesse sentido como também os dos sites voltados para a música são essenciais para o desenvolvimento e crescimento da cena underground nacional. A internet alterou totalmente a relação das pessoas com a música e todos temos que nos adaptar a isso.



O que uma banda precisa fazer para ter seu material divulgado no site?


Leandro Vianna: O primeiro passo é entrar em contato pelo email amusicacontinuaamesma@gmail.com, seja banda, gravadora ou assessoria de imprensa. Desse em ponto em diante, ou as notas são publicadas a medidas que são enviadas ou e enviado o endereço para envio de material físico. E no caso dos trabalhos apenas virtuais, algo que vêm crescendo bastante nos últimos tempos, basta entrar em contato pelo email enviando o trabalho, além de informações sobre o mesmo e a banda.





Muito obrigado pela entrevista, deixe suas considerações finais e um recado para os leitores do site e leitores do blog, deixe seus contatos.


Leandro Vianna: Gostaria de agradecer ao Questões e Argumentos pelo espaço e apoio dado. Vocês estão de parabéns pelo trabalho que fazem e continuem sempre assim. Aos que acompanham o A Música Continua a Mesma, o meu muito obrigado, pois foram vocês que em alguns momentos um tanto quanto difíceis nos últimos meses, acabaram me dando força para seguir em frente. É incrível como nos momentos mais conturbados, surge uma mensagem ou email de algum leitor ou banda agradecendo o trabalho que é feito. No mais, vamos apoiar nosso underground, pois o mesmo está ai, recheado de bandas com muita qualidade. É tudo uma questão de espantar um pouco o comodismo e dar uma pesquisada na internet. E se curtirem, não se acanhem, comprem o material dessas bandas, não percam oportunidades de comparecer a shows, pois vão estar ajudando na construção de uma cena mais forte e profissional. Vamos valorizar aqueles que fazem um trabalho de qualidade e bem feito.



LINKS:








Confira também:


http://questoeseargumentos.blogspot.com.br/2014/09/underground-resistance-brasil.html
 Entrevista Underground Resistance Brasil

http://questoeseargumentos.blogspot.com.br/2014/09/heavy-metal-online.html
 Entrevista Heavy Metal Online

http://questoeseargumentos.blogspot.com.br/2014/09/hioderman-anaites-records.html
 Entrevista Anaites Records






 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários que conterem publicidade e divulgação de site ou algo malicioso, ambas serão moderadas!!