segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Luiz Calanca (Baratos Afins)


Confira a entrevista que fizemos com o Luiz Calanca, fundador e idealizador da loja/selo Baratos afins, que está 36 anos comercializando discos de vários estilos e raridades, confira a entrevista abaixo.


Saudações Luiz Calanca, muito obrigado por nos ceder essa entrevista ao nosso blog “Questões e Argumentos”, é uma honra entrevista-lo, como está sendo o ano de 2014 para você e quais os planos para o futuro?


Luiz: Ufa chegamos até aqui, são e salvos, eu não sou de programar futuro,  eu vou tocando com  posso quase sempre a deriva.


Quais bandas nacionais/internacionais você tem ouvido ultimamente?


Luiz: tenho ouvido New Riders of The Purple Sage, Jack White ,  nacionais tenho ouvido Nhocuné Soul,  Fabrica de Animais. Necro,  W.A.C.K  e uma porção de outras, mas essas eu tenho revisitado mais.






Qual seria a real versão para o episódio de Kurt Cobain e os discos do Mutantes?  


Luiz: Não tem real visão nenhuma, quando  o Nirvana veio para o Brasil, eu dei uma coleção dos Mutantes para eles lá no Maksoud Plaza hotel  e o Kurt gostou muito e contatou o Arnaldo Baptista através de  carta, mas ele nunca veio aqui na minha loja nem na galeria do rock, a lendas que existe é uma brincadeira que  fazemos e chamamos de LOOK ALIKE, alguém que se parece com alguém da musica, damos o disco para ele e simulamos  um autógrafo, no caso do sósia do Kurt  era bem parecido. 


Como você vê o mercado musical atualmente? O que pode ser melhorado?


Luiz: Nos bons tempos dos discos de vinil as adjacências da galeria era considerado a boca do disco, vim para cá porque era a única coisa que eu poderia ter naquele momento a galeria era  bem deserta , tinha um monte de salas vazias, o aluguel era bem baratinho e minha loja parecia uma cabine telefônica  comparado aos mega store da adjacência, lojas como Museu do Disco, Breno Rossi, Bluno Blois, Gerasom , Pro Som , Preo Disc , Casas Manon , Raul Duarte, Discoteque,  Mesbla, Mappin , e dezenas de lojas da rede Cartaz, eu ficava o tempo todo vasculhando catálogo atrás de raridades para dar o diferencial de minha loja, , hoje todas essas lojas fecharam e alem das raridades eu vendo mais  os produtos mais populares mesmo. 


 

A Loja Baratos Afins foi fundada em 1978, como você vê esses quase 36 anos de loja?  


Luiz: Quando eu abri a loja , eu achava que entendia de musica, hoje 36 anos depois aprendi  que não sei absolutamente nada de musica , se eu tivesse essa consciência na época jamais teria aberto uma loja .



Tem algumas situações de discos/clientes na loja que te marcaram? Alguma coisa assim inusitada/diferente?



Luiz: Um Cliente ficou durante anos pedindo para eu arrumar um LP do Guainazes,  chegou a dizer que me daria um boi por ele, quase sempre ele voltava procurava o disco e dizia que tinha muito  boi gordo no pasto e que  eu poderia escolher, e nada de eu ao menos saber exatamente  que disco que ele procurava, um belo dia ele veio com um amigo procurando um disco do  Bob Dylan que era muito raro , eu tinha o disco, ele disse ao amigo não te falei que aqui você iria achar, aqui tem de tudo esse cara só não conseguiu achar o Guaianazes pra mim , de repente eu estava revirando as prateleiras  perto dele que olhava um compactos de 7 polegadas , e ele estava cantarolando uma canção  “Guaianaze, Georgia oh Georgia ..., “  e eu matei na hora, pó mas esse Guaianazes eu sempre tive aqui na loja , era   Georgia In My Mind  dos The Uniques,  e a letra  é Gonna  is...,  The Georgia ..., há, há, há.



Como você via a cena do Metal no Brasil nos anos 80? Cena que você contribuiu muito lançando discos de extrema importância com seu selo.


Luiz: Eu nunca foi metaleiro,  eu gravei discos de bandas de rock que flertaram com o heavy metal no comecinho, então  assim como  acho que só fui Punk nos tempos de Mouse and The Trapps, Music Machine , Sonics,  etc.   Nós não sabíamos gravar rock nem punk e deu naquilo, acho que a única banda que esteve mais perto do Heavy Metal, foi o  Korzus e Harppia e mais tarde o Centúrias  na fase do Ninja, as demais estavam mais para o Hard Rock mesmo . E me envolvi com estas bandas porque estava envolvido com aqueles shows da praça do rock e eram as bandas da cena na época e não tinha outra gravadora , então tinha que ser a Baratos mesmo, mas eu me aborreci muito com a cena,  as bandas  que estavam fora da cena viviam me criticando, que os discos eram mau gravados , que as bandas eram ruins,   na época teve muitas bandas  legais que não deixaram registro,  bandas como CERBERO , fazia o Sepultura parecer  orquestra sinfônica, tinha o EXCALIBUR, com uma letras maravilhosas, . Mala, Velha, Rock da Mortalha, Mercúrio, Cygnus,  mas nós é quem não sabíamos  gravar  metal mesmo e nem  tínhamos dinheiro suficiente para produzir todas  .



Luiz, muito obrigado pela entrevista, deixe suas considerações finais e um recado para os amigos/clientes da Baratos Afins, deixe seus contatos.



Luiz: A Baratos Afins  está resistindo ainda no mesmo endereço  no 439 da  avenida São João  a 36 anos  e continuamos a produzir discos em vários seguimentos  dentro do rock   como o  Blues e Jazz  garage e Psychodelia, nosso catálogo esta disponível no site www.baratosafinsloja.com.br   para ver os lançamentos clique em selo na pagina principal e vocês podem visualizar  tudo. 



Confira também:

http://questoeseargumentos.blogspot.com.br/2014/10/roberto-torao.html
 Entrevista Roberto Torao

http://questoeseargumentos.blogspot.com.br/2014/09/liddell-suicide.html
 Entrevista Liddell Suicide


http://questoeseargumentos.blogspot.com.br/2014/10/krow.html
Entrevista KroW







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários que conterem publicidade e divulgação de site ou algo malicioso, ambas serão moderadas!!