segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

RHESTUS

Confira a entrevista que fizemos com a banda Rhestus, que faz um Thrash Metal direto, rápido e pesado, banda que está na ativa desde inicio dos anos 90 fazendo barulho, confira a entrevista que fizemos com o Fantasma.


Saudações Fantasma, muito obrigado por nos ceder essa entrevista ao nosso blog “Questões e Argumentos”, é uma honra entrevista-los, como está sendo o ano de 2014 para a banda Rhestus e quais os planos para o futuro?
Fantasma: Olá camarada e saudações metálicas aos leitores do blog! Obrigado pela honra que é recíproca.

O ano de 2014 foi meio atípico em alguns aspectos, mas comum em outros. Tivemos uma mudança de formação logo de saída (para variar!), o Marcão Diegel, nosso batera desde 2009 pulou fora e tivemos claro que ir atrás de um substituto! Bom, não fomos muito felizes, pois só uma pessoa se interessou pela vaga oficialmente, daí na tentativa de não ficar esperando, fui atrás de alguém literalmente! Por Odin, foi em um workshop de bateristas na cidade de Timbó que encontrei o Amarelo, digo o Gabriel, que é oriundo de São Paulo, mas mora em Rio do Sul que também é a cidade natal da banda. Com ele ainda em testes, tocamos no Armageddon Festival em Joinville/SC com vários nomes do metal mundial como Voivod, Krisiun, Grim Reaper, Sodamned, Dying Breed entre outros, colocando o Amarelo literalmente em uma “parede de escudos” hehehe. Depois disto tivemos um ou outro show pelo estado, alguns outros convites que não rolaram também. Mas focamos mesmo o ano nos ensaios de algumas músicas antigas, covers e composição de músicas novas. Também neste tempo voltamos a trabalhar no DVD, promovendo uma pré-venda do mesmo que é limitada para ajudar a banda na prensagem do mesmo e algumas atualizações. Para 2015 estamos nos preparando para lança-lo no aniversário de 22 anos da banda. Uma questão inusitada foi a nossa participação em um documentário sobre o cenário de Rio do Sul/SC, onde conta um pouco da história de algumas bandas, do público em geral, dos eventos como o Iceberg Rock e também sobre nós! Muito legal a iniciativa que nos orgulha muito e logo deve estar rodando por aí!

Pra quando teremos disponível o DVD “Games at War”?
Fantasma: Como comentei acima, pretendemos lançá-lo em março de 2015, em um evento em conjunto com o Taki’o Rock Bar. Será uma noite especial para nós onde além da ótima estrutura que o Taki’o sempre proporciona, teremos outras bandas participando, será uma grande orgia musical!


Como tem sido a parceria com a Metal Media?
Fantasma: Báh, eles são F...! Sim, tu disseste tudo, parceria mesmo! Estamos no cast deles desde 2010 com o lançamento do álbum Games of Joy... E de lá para cá temos crescido com a ajuda deles e vejo que eles também têm evoluído bastante o que nos orgulha de estar com eles esse tempo. Se depender de nós continuamos com essa força que não só fortalece a gente, mas o cenário ganha com o trabalho sério deles, nos tornamos mais profissionais com uma representatividade positiva que eles oferecem. Bom, algumas dúvidas vejam o cast dos caras...

Qual a atual formação da banda?
Fantasma: Nossa formação é de nível superior e... Opa, a pergunta é outra! Então, eu sou o berrador, guitarreiro das partes inaudíveis e cervejeiro provador hehehe... Daí tem também o Richard, baixista jazzista tecnicista sequelado! Temos o “Mestreeeeeee” Andrei formado em música mesmo que toca guitarra, faz solos, backings (o Richard ainda está tentando!) violão clássico e castanholas para ganhar um troco... E agora o Amarelo, atual baterista solar que gosta de pegar os outros instrumentos e ficar mexendo... Sim, porque tocar ele não consegue direito!


Quais são suas principais influências musicais?
Fantasma: As minhas são inúmeras... Cito primeiro, Conan, o bárbaro, depois Thor, Odin, Valkyrias, Hércules, Golias, Batman, Ultraman, Wolverine, Ragnar Lodbrok, Uhtred, Lagertha, Homem Pássaro, os Herculóides, Star Wars, Alien, Tom e Jerry, Scooby-Doo e tantos outros e outras hehehe... Dentro da música umas pessoas aí... Bom, comecei curtindo os filmes do Elvis, depois discos de rock n’ roll da década de 50 da minha mãe, mas era pouco e limitado, depois com um parente conheci bandas da década de 70 como Sabbath, Led, Deep Purple, Kiss, Queen, AC/DC, Pink Floyd, Rush entre outros, em seguida já comecei a curtir as bandas da NWOBHM, sendo o Iron e o Venom os meus preferidos! Depois comecei com a gurizada como eu do Speed Metal, Thrash Metal, Punk Rock, Death Metal, Viking Metal, Pagan Metal, Black Metal, Stoner Metal, Power Metal, Salada Metal e sei lá quanto Metal tiver por aí... Também gosto de algumas coisas do Vivaldi, Wagner e trilhas de filmes e bandas de rock nacional dos anos 80! Camarada é difícil citar nomes, até tenho pessoas que admiro bastante, mas sempre tem gente nova na área fazendo algo foda e não fico preso ao passado em alguns aspectos saca! Tenho ouvido tanto as coisas Old School que são eternas, como bandas e estilos novos, isso talvez não apareça no som da Rhestus, mas não ficamos “Perdidos no Espaço”, em alguns momentos aparecem pequenos detalhes que só nós sabemos, mas que não interferem em nada no som da banda, mas sim só agrega.

Quais as principais inspirações para as composições das letras da banda?
Fantasma: Nossas vidas! Sim, parece óbvio, mas tudo que nos rodeia, que tem alguma ligação com nosso viver, com a sociedade que vivemos ou anterior a ela e as suas mazelas... Tem só uma música que especificamente não está relacionada diretamente com isto, é sobre um Deus Nórdico chamado Njord, mas como é instrumental não interfere no contexto em geral!



Quais bandas nacionais/internacionais vocês tem ouvido ultimamente?
Fantasma: Queres mesmo que eu cite alguém né! Bom, cito algumas bandas como o Keep of Kalessin, Jess And The Ancient Ones, Ereb Altor, Beyond Creation, Juggernaut, Khrophus, Pain of Soul, Bathory, Taurus, Os Replicantes, Axecuter, Battalion, Frade Negro, Accept, Darkthrone, Lorenzo Bonicontro, Mastodon, Motorhead, Orquídea Negra, Paradox, Crystal Viper, Kreator, Iron Maiden, Sabbath, Ozzy, Machine Head, Grand Magus, Tyr, Sanctuary, Malice, Wintersun, Rainbow, AC/DC, Amon Amarth, Dorsal Atlântica, Carcass, Korzus, Gama Bomb, Escória, Krisiun, Jeff Loomis, Legion of the Damned, Master, Metallica, Slayer, Metal Church, Mutilator, Onkel Tom, Destruction, RAM, Rammstein, Ratos de Porão, Rhestus, Sodamned, Toxic Holocaust, Testament, Unleashed, Bolt Thrower, Morbid Angel, Black Label, Dio, Saxon, DRI, Van Halen etc, etc, etc...

Onde é possível adquirir material de merchandising da banda? Cd’s, camisetas, etc.?
Fantasma: Pode-se solicitar através de nossos contatos pelo site como o e-mail, face book e as parcerias como com a Metal Media; Battle Zine; Be Bop Discos, entre outros. Tínhamos até alguma distribuição em épocas de lançamentos, mas é muito limitado e complicado de se fazer. Não temos muito tempo para ficar entrando em contato com todo mundo, mandando material de mão em mão, enviamos cd’s para várias partes do mundo, trocando com bandas e distros, mas está cada vez pior de tempo para continuar desta forma. Estamos para melhorar essa questão implantando uma loja decente no site onde o camarada poderá comprar com cartão, boleto, Paypal, trocar por verduras, cerveja etc. Mas outro problema é a falta de recursos, não temos sobrando, tudo vem de shows e venda de material nos shows e um pouco que é vendido esporádico comprado principalmente por amigos ou apoiadores. Essa grana deveria ser revertida para confeccionar novo merchandising certo, mas temos outras dívidas, como mensais e outras despesas com ensaios, equipamentos, registros novos, etc. Temos tentado incentivos culturais, mas isso também é difícil, ainda mais sendo uma banda pesada cheio de palavrões nas letras, xingando todo mundo e feios pra diabo, hehehehe... Bandas assim não atraem as pessoas, as assustam, mas sabemos que isso é educacional e cultural, outros países pensam e agem de forma diferente, um dia a gente chega lá com certeza! 



Quais os próximos shows da banda? Deixe as datas para nossos leitores.
Fantasma: Temos uma data certa para Março de 2015, lançamento do DVD, fora isso, talvez em Fevereiro num evento Open Air etc. Não estamos correndo atrás, pois estamos focados no DVD e o tempo para todos está escasso, quanto mais ensaiar para shows, como a banda está espalhada pelo estado isso também complica. Então o que for rolando está massa, se não rolar está legal também!

Pra quando podemos esperar um novo material da banda?
Fantasma: Bom, o novo que é velho material é o DVD, Games At War, que sai ano que vem. Temos um clip do DVD, Bullet in Point que saiu hoje (exclusividade para o Blog), então é o mais recente material. Também terá o documentário “Um encontro, Uma história” que está saindo também e pretendemos no ano que vem também lançar mais um vídeo-clip, temos um convite para uma coletânea, fora isso queremos lançar nosso kit para churrascos e um livro orientando os jovens metalheads a fazerem vários cortes de cabelos e como cuidar e ter uma barba saudável hehehehehe...


Muito obrigado, pela entrevista, deixe suas considerações finais e um recado para os fãs da banda e leitores do blog, deixe seus contatos.
Fantasma: Camarada Isaias, nós que agradecemos o seu apoio e contato, gostei do nome do Blog... Peço desculpas novamente pela demora nas respostas e gratidão a quem apoia todo o Universo Musical Metal Cervejeiro... Desejo que Wôdan já tenha construído um grande salão no Valhalla para brindarmos todos quando formos encontrar com os mestres Dio, Jeff, John Lord e tantos outros que já se encontram lá farreando e rindo deste plano mais baixo!

Hail Metal Warriors!








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários que conterem publicidade e divulgação de site ou algo malicioso, ambas serão moderadas!!