terça-feira, 19 de maio de 2015

Juninho Sangiorgio (Ratos de Porão)

Confira a entrevista que fizemos com o Juninho, baixista da lendária banda Ratos de Porão, ele fala sobre a cena, seu programa de rádio, seus demais projetos musicais, entre outros assuntos, confira a entrevista abaixo.




Saudações Juninho, muito obrigado por nos ceder essa entrevista ao nosso blog  “Questões e Argumentos”, é uma honra entrevistá-lo, como está sendo o ano de 2015 para você e quais são os planos para o futuro?

Juninho: O prazer é todo meu, muito obrigado pela entrevista.
O ano de 2015 começou bem estranho, tivemos essa disparada do dólar e sentimos uma diminuída drástica no público em shows, muita gente deixou de ir se divertir nos finais de semana, portanto sentimos pouco público aos shows em todas as cidades do Brasil.
Por esse motivo marcamos bastante coisa fora, e demos uma diminuída na agenda, vamos esperar as coisas se estabelecerem novamente pra voltar com o ritmo normal.
Os planos para 2015 estão mais focados em shows fora do país, já fizemos Chile, daí em junho temos 5 shows na Argentina, Europa em julho. Dai segundo semestre pretendemos voltar a agendar bastante coisa por aqui.





Como foi pra você o processo de gravação do álbum “Século Sinistro” da banda Ratos de Porão e como tem sido a repercussão do mesmo mundo afora?

Juninho: O processo de gravação foi muito legal, tivemos a oportunidade de fazermos uma pré-gravação, isso fez
com que as coisas ficassem mais claras.
Tanto a pré, quanto a gravação mesmo, foram feitas no estúdio Family Mob, na Lapa, aqui em SP mesmo.
Levamos a pré pra escutar em casa, pela primeira vez vimos como as músicas estavam, e isso ajuda de verdade na hora de gravar pra valer, já vem tudo na cabeça, ficamos bem confortáveis lá e tudo rolou perfeitamente.
A repercussão nos surpreendeu, muita gente falando bem, saímos em vários sites, revistas, muito elogios. ficamos felizes, pois fazia muito tempo que a banda não gravava nada, não tínhamos ideia de como isso seria aceito pelo público.

Quais os seus próximos shows? deixe as datas para nossos leitores.

Com o Ratos de Porão:
16 de maio - Mogi das Cruzes
30 de maio - Jaraguá do Sul
06 de junho - Imperador - RJ
24, 25, 26, 27 e 28 de junho na Argentina
24 de julho a 10 de agosto - Europa

Com O Inimigo:
4 de junho - SP (estúdio rock together)
11 de junho - Belo Horizonte

10 de julho - SP (neu club)




Quais bandas nacionais/internacionais você tem ouvido ultimamente?

Juninho: Vou te falar aqui uns discos que comprei nos últimos tempos, é o que estou ouvindo mais:
de punk esses aqui: Nils, All, Death Side, Firehose, HR, SubHumans

Daí umas coisas mais diferentes: Bobby Hutcherson, War, Miles Davis Agharta, Zappa, etc

Quais são suas principais influências musicais?

Juninho: Como você viu na relação de discos acima, gosto de variar bastante, toca de tudo na minha vitrola, muito jazz, soul, e é claro muito hardcore punk.
E pra compor algumas músicas do ratos novo ouvi bastante jazz, pode parecer estranho, mas as linhas de sopro e piano me inspiram pra fazer um barulho! fico pirando naquilo sendo tocado mais rápido e distorcido.
E tem umas bandas que sempre ouço pra compor, como Corrosion, Converge e os próprios discos do RDP.


Ratos de Porão 

Você tem um programa na Antena Zero, fale um pouco sobre o mesmo para nossos 

leitores.

Juninho: Meu programa da antena zero é 100% ao jazz. depois de hardcore é a minha maior coleção.
Desde novo sempre pirei em jazz, acho um estilo de música muito foda, como os caras tocavam insanamente bem, milhões de escalas, improvisos, e é um universo infinito, cada artista lançou muito disco, tem muita coisa legal pra ir pesquisando, e quem tiver afim de dar uma escutada, é só entrar no site www.antenazero.com aos domingos à meia noite, meu programa chama Sunday Round Midnight.




Quais foram as melhores e mais marcantes experiências que você teve com o Ratos de  Porão em mais de 10 anos na banda?

Juninho: Cara, são muitas lembranças, muitos shows, muitas cidades, já rodamos bastante por ae!
Esse ano foi bem marcante o show no Chile, tocamos com o Adicts, eu nunca tinha visto a banda, rolou também o Dead Kennedys, que mesmo não tão empolgante teve um set list que sabíamos todas as músicas.
Tinham quase 20 mil pessoas, público insano agitando muito, som bom, foi foda!
Também gosto muito de lembrar de shows pequenos, em lugares apertados, muito suor, são os melhores!


Fale um pouco sobre suas outras bandas/projetos musicais, quais estão na ativa  atualmente?


Juninho: O Inimigo, como citei a agenda numa pergunta mais acima.

É a banda que me dedico bastante, estamos sempre ensaiando, fazendo sons novos, já fizemos USA em 2012, uma tour na costa oeste; depois em 2013 fizemos Europa, pegamos vários festivais.
agora em 2015 iremos pra costa leste dos USA, faremos uns 18 shows e também uma sessão de gravação num estúdio clássico de DC chamado Inner Ear. Nessa banda eu toco guitarra.
fora o RDP e O Inimigo eu tenho uma banda chama Insurgência Ópera de Protesto, onde toco baixo e é mais numa pegada rock70, umas coisas misturadas de Rollins Band também, mas é mais um passa tempo, banda de amigos aqui do bairro, nada muito sério, mas de vez em quando tocamos uns shows. quem tiver afim de escutar te bandcamp, só procurar e sair ouvindo.





Como você vê a cena punk/hardcore no Brasil atualmente? o melhorou? o que pode ser 

melhorado?

Juninho: Vejo muitas casas de shows fechando, pela especulação imobiliária insana que anda rolando por todo país, então percebemos menos lugares para tocar.

Fora isso acho que tem muita gente fazendo coisa legal, eu gosto bastante da cena de hoje, e é claro que sempre tem coisas para melhorar, como simplificar as coisas, vejo muita organização de show batendo cabeça, bandas que não saem do lugar por pensarem muito grande, acho que o caminho do mais simples é sempre o que vai dar certo, principalmente se falando de Brasil, que é um país que não tem muito espaço pra se pensar grande.


Juninho, muito obrigado pela entrevista, deixe suas considerações finais e um recado  para aqueles que acompanham e apóiam seu trabalho e leitores do blog, deixe seus contatos.

Juninho: Agradeço mesmo pela entrevista, é ótimo termos espaços como esse para estarmos sempre próximo ao público
e a todos que se interessam pela cultura independente.
aqui o facebook das minhas bandas, entrem em contato, valeu!!!
https://pt-br.facebook.com/oinimigo
https://pt-br.facebook.com/RatosdePoraoOficial
https://www.facebook.com/insurgenciaoperadeprotesto
meu e-mail: o_inimigo@hotmail.com








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários que conterem publicidade e divulgação de site ou algo malicioso, ambas serão moderadas!!