terça-feira, 26 de julho de 2016

Entrevista - Festering (Portugal)

Uma das melhores bandas Portuguesas de todos os tempos, banda clássica de sonoridade honesta, mantendo a mesma essência do death/grind dos anos 90, confira a entrevista que fizemos com a banda Festering.



Saudações, muito obrigado por nos ceder essa entrevista ao nosso blog “Questões e Argumentos”, é uma honra entrevista-lo, como está sendo o ano de 2016 para a banda Festering e quais são os planos para o futuro?


Koja: Para mim, em nome dos Festering, é que é uma honra poder falar para os leitores do seu blog. Desde já agradeço o convite e o apoio à nossa banda. É a primeira vez "falamos" para o público brasileiro. País de grande tradição no Metal, com uma enorme história e grandes bandas. 2016 trouxe uma nova fase na vida do Festering, pois, de um projeto mais de estúdio, passamos para uma fase mais ativa em termos de shows. Penso que a partir de agora, podemos dizer que já somos uma banda "séria", e, futuramente, penso que estaremos mais ativos em termos de shows ao vivo. Para o futuro pretendemos completar a formação da banda, visto que o Festering é composto apenas por dois membros permanentes: eu (Koja) no baixo e o Pedro no vocal. Neste momento temos já 10 novas músicas em fase de gravação, para um possível segundo CD.


Como tem sido a recepção de “From the Grave” mundo afora?

Koja: A recepção tem sido muito boa. Temos recebido muito boas críticas, e, sinceramente, não estávamos à espera. Superou claramente as expectativas. Festering, inicialmente era um projeto pessoal meu e do Pedro, que vinha de encontro às nossas ideias e gostos pessoais. Sendo assim, começamos a trabalhar num projeto sem compromissos nem grandes expectativas. Nunca pretendemos ser originais, muito menos revolucionar nada em termos musicais, pois o nosso som assenta basicamente em influências antigas, dos inícios dos anos 90. Pegamos em material antigo que tínhamos escrito em 1991/1992 e juntamos a novas composições, mas sempre refletindo os primórdios do Death/Grind. Talvez isso tenha despertado o sentimento saudosista desses tempos, nas pessoas que ouviram as nossas músicas. Isso pode explicar em parte o boa aceitação da crítica e dos ouvintes. 






Como tem sido a parceria com o selo “Caverna Abismal Records”?

Koja: Muito boa. O Nuno, responsável pelo selo, é uma pessoa espetacular, um autentico filantropo do Metal. A Caverna Abismal apoia de fato as bandas underground, sem visar os lucros. Muitas vezes em prejuízo próprio, apenas no interesse das bandas e dos músicos. A  gravadora foi muito para além do que era esperado por nós, não se limitou a lançar o CD, promoveu e apoiou a banda. Levou o nome do Festering a todo lado, com uma promoção de excelência. Foi também um dos principais impulsionadores para a iniciarmos os shows ao vivo e nos tornarmos numa banda ativa.


Quando serão os próximos shows da banda? Deixe as datas para nossos leitores.

Koja: Como disse anteriormente, a banda são duas pessoas, os restantes são músicos que se associaram a nós e têm nos ajudado nos shows ao vivo, por isso existe sempre uma "ginástica" e logística para acertar datas. De momento não temos nada confirmado. Existem uma série de cenários e datas em aberto e em discussão, pois recentemente é que o Festering começou a subir aos palcos. Mas penso que depois do verão europeu (julho/agosto) várias datas se confirmarão, pois há vários convites em fase de acerto.


Qual a atual formação da banda?

Koja: Neste momento o nosso lineup é: Pedro (voz) e Koja (viola baixo). Temos o Beto, que, embora não esteja em permanência em Festering, pois tem outras bandas e projetos, foi a pessoa que gravou a bateria nos nossos trabalhos, bem como nos shows ao vivo. Recentemente recrutamos dois guitarristas (Diogo e Daniel) em tempo parcial para atuar nos shows. A ideia é eles continuarem, mas como também estão envolvidos em outras bandas, há uma série de detalhes a acertar.


Onde é possível adquirir o material de merchandising da banda? Cd’s, camisetas, etc?

Koja: Neste momento o que temos em comercialização é o primeiro CD e camisetas. Demos e EPs já não há mais nada. Os interessados em adquirir o nosso material, podem fazê-lo em: https://festering.bandcamp.com/merch 


Quais bandas você tem ouvido ultimamente?

Koja: Falando por mim, oiço uma diversidade de música, a maior parte na área do Metal, Punck, Gótico, etc, mas também oiço alguma coisa fora disso. As bandas que mais gosto são sobretudo antigas. Ultimamente tenho ouvido coisas mais melódicas: Amorphis, Amon Amarth, Nightwish, Arch Enemy... mas também Death/Grind: Asphyx, Haemorrage, Bolt Thrower, Entrails... e algum Heavy/Power: Iron Maiden, Wasp, Myrath, Kamelot...


Quais são suas principais influências musicais?

Koja: As principais influências de Festering são também muitas das minhas influências pessoais. Tudo dentro do Death Metal Old School e Grind/Gore. Entombed, Dismember, Bolt Thrower, Obituary, Death, Napalm Death, Carcass... Tentamos recrear a temática e o ambiente do Death Metal antigo.


Quais são as principais inspirações para as composições das letras da banda?

Koja: As nossas influências são muito viradas para o gore, apesar das temáticas abordadas sejam variadas, o seu caráter violento e macabro está sempre presente. Temos letras desde a inquisição, fatos históricos (holocausto, conflitos étnicos e religiosos), temas mais filosóficos e ligados à mitologia das civilizações (Suméria, Romana, Grega, etc), uma ou outra coisa mais introspectiva e apocalíptica. Muita da nossa influencia gira em volta do imaginário zumbi dos filmes do Romero, o ambiente misterioso e fantástico de Stephen King, Carpinter, Allan Poe, Lovecraft, Hitchcock, etc.


Muito obrigado pela entrevista, deixe suas considerações finais e um recado para aqueles que apóiam a banda e leitores do blog, deixe seus contatos.

Koja: Volto a agradecer o convite, ficamos sinceramente muito honrados com o mesmo. Agradecer a todos aqueles que apoiam a banda, que apoiam as bandas pequenas como a nossa e o Death Metal underground. Espero que esta entrevista tenha despertado o interesse e a curiosidade em conhecer melhor o Festering, bem com as bandas e a cena "metaleira" em Portugal. Continuem ligados à música pesada... mantenham sempre essa diferença e nunca percam o sentido critico, o pensar e decidir por vós próprios. Nunca correr atrás de modas ou de massas, de tudo o que é popular e que move dinheiro e os grande interesses financeiros. Existe um mundo daqueles que pensam e vivem diferente dos demais, dos que ainda têm liberdade para pensar e fazer aquilo que gostam apenas pelo prazer, sem olhar a proveitos ou fama. Obrigado a todos!!!... \m/
Deixo vos os nossos links:

Um comentário:

Comentários que conterem publicidade e divulgação de site ou algo malicioso, ambas serão moderadas!!