quinta-feira, 11 de agosto de 2016

Entrevista - Neoplasmah (Portugal)

Mais uma grande banda portuguesa de metal extremo marcando presença aqui no blog, confira o excelente trabalhando da Neoplasmah, confira a entrevista que fizemos com a Sofia.














Saudações Sofia, muito obrigado por nos ceder essa entrevista ao nosso blog “Questões e Argumentos”, é uma honra entrevistá-la, como está sendo o ano de 2016 para a banda Neoplasmah e quais os planos para o futuro?

Sofia: Obrigada pela entrevista! Olha, durante o primeiro semestre de 2016 concluímos a promoção o nosso segundo álbum “Auguring the Dusk of a New Era”, que lançamos em Novembro de 2014. Demos o nosso último show desta fase de promoção em Maio, no festival Deathmania, onde o Cancer foram headliner. Estivemos, portanto, a fazer a promoção deste álbum durante 18 meses, com muitos e bons shows. Neste momento, estamos trabalhando nas músicas que farão parte do terceiro álbum, mas estão todas ainda numa fase embrionária.

Qual a atual formação da banda?


Sofia: Atualmente a banda é formada pela Sofia Silva no vocal, o Vitor Mendes na guitarra solo e o José Carlos (Melkor) na guitarra base, o Alexandre Ribeiro no baixo e o Rolando Barros na bateria. A banda mantém esta formação desde 2002.






Quais são suas principais influências musicais?


Sofia: É difícil dizer, pois todos ouvimos coisas variadas e alguns de nós são bastante ecléticos. O compositor-mestre das músicas é o Vitor Mendes e ele ouve desde heavy metal clássico a black metal e desde trilhas sonoras a música clássica. As músicas não são compostas com o intuito de se assemelharem a esta ou aquela banda ou álbum. Já compararam alguns dos riffs das músicas deste segundo álbum a Emperor, por exemplo, que penso ser uma das bandas de que todos gostamos, junto do Dissection e outras bandas de death metal sueco. Estas duas bandas são provavelmente referências incontornáveis. E é sempre bom receber elogios como esse.


Quais bandas você tem ouvido ultimamente?

Sofia: Tenho ouvido ultimamente alguns álbuns do Emperor, Darkthrone e Mayhem, num retorno aos clássicos, mas também outras bandas, já que nem só de metal vive o homem (ou a mulher), como o excelente álbum do Dead Can Dance de 2012 “Anastasis” e algumas bandas de rock psicadélico como Jess and the Ancient Ones. Junto disso, ouço muita música produzida em Portugal e recomendo vivamente que pesquisem bandas como Grog, Corpus Christii, Fungus, Bleeding Display, Theriomorphic, Infra, etc e outras bandas com vocalistas femininas como Burn Damage, Karbonsoul ou Disthrone.


Quais são as principais inspirações para as composições das letras da banda?

Sofia: As letras deste segundo álbum “Auguring the Dusk of a New Era” foram escritas por mim, excepto a “Ravishing Theatre of Chaos” que foi escrita pelo Vitor. Mantive a temática sci-fi que já vinha do primeiro álbum (“Sidereal Passage, de 2004). Sabia que era esta temática sci-fi que entre outras coisas, definia a banda. Por isso, decidi continuar esse tema no segundo álbum, mas tornei-o mais abrangente. As letras descrevem cenários apocalípticos em torno da relação do Homem com a Terra e o Cosmos. Por exemplo, a lconsegue manipular a mente de todas as criaturas terrestres, controlando a Humanidade e fazendo-nos retroceder a um estado primitivo, destruíndo tudo à nossa volta de modo que seres extra-terrestres dominariam a Terra. Todas as letras têm uma história e são inspiradas em livros sci-fi como “The Electric Forest” ou “Neanderthal” mas também por livros científicos.


Onde é possível adquirir o material de merchandising da banda? Cd’s, camisetas, etc?

Sofia: Todo o merchandise da banda pode ser adquirido contactando diretamente a banda através do nosso facebook www.facebook.com/neoplasmahofficial ou por e-mail no endereço neoplasmah@gmail.com.


Como tem sido a recepção de “Auguring the Dusk of a new Era” mundo afora?

Sofia: As reações e críticas têm superado todas as nossas espectativas. Sobretudo porque estivemos 7 anos afastados dos palcos e 10 anos sem lançamentos discográficos. E tem sido muito gratificante que as pessoas venham ter conosco, dizer que adoram nos ver ao vivo e adoram o nosso trabalho e sobretudo que não nos tenham esquecido. Temos contatos com zines, blogs e fãs sobretudo da Europa e América do Sul e do Norte e tem sido uma experiência fantástica.


Como tem sido a parceria com o selo “Helldprod Records”?

Sofia: Funcionou muito bem. A parceria com a Helldprod permitiu que o nosso álbum chegasse provavelmente aos quatro cantos do mundo, permitiu-nos estar presentes no Extreme Metal Attack XII em 2015 aqui em Portugal, onde Aura Noir foram headliner e estar nas principais lojas do underground nacional, onde podemos chegar a muitos ouvintes de metal que de outra forma não nos teriam conhecido.


Muito obrigado pela entrevista, deixe suas considerações finais e um recado para aqueles que apóiam a banda e leitores do blog, deixe seus contatos.


Sofia: Mais uma vez obrigada pelo convite para a entrevista. Continuem o vosso excelente trabalho e até sempre! E não se esqueçam de passar pela nossa página de facebook www.facebook.com/neoplasmahofficial








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários que conterem publicidade e divulgação de site ou algo malicioso, ambas serão moderadas!!