segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

RATOS DE PORÃO

Confira essa entrevista com essa lendária banda chamada Ratos de Porão, entrevistamos o guitarrista Jão, um dos fundadores da banda, banda essa totalmente pioneira no Brasil no movimento Punk/Hardcore e uma das primeiras bandas a praticar o que hoje conhecemos como Crossover na América Latina, confira a entrevista abaixo:


1- Saudações Jão, é uma honra entrevistá-lo, muito obrigado por nos ceder essa entrevista para nosso blog Questões e Argumentos, como está indo as gravações para o novo do Ratos de Porão, intitulado “Século Sinistro”?
Jão - A gravação do disco está finalizada, só falta masterizar e ir pra fábrica.

2- Vocês estão desde 1981 em atividade, quais foram os fatores que mais contribuíram pra uma carreira tão duradoura?
Jão - Acho que o primeiro fator é realmente gostar do que fazemos, outro fator importante também foi não criar muita expectativa com resultados, assim evita-se frustrações.

3- Acho que você é uma fonte inesgotável de riffs matadores, acho que pouquíssimos caras tocaram guitarra durante 30 anos sem pisar no freio que nem você, sem mudar de estilo, evoluindo apenas na mesma proposta de antes, você simplesmente mantém a mesma energia, intensidade dos anos 80, eu vejo você como uma grande referencia no estilo, quais suas maiores influencias musicais? Como funciona seu método de composição?
Jão - Mano obrigado pelas palavras, minhas influências musicais são muito diversas, vão desde rock 70, até thrash metal, passando obviamente pelo punk e hard core, que são a minha base musical, quanto ao método de composição geralmente no ratos eu apareço com um riff ou base e fazemos a partir dali, todo mundo compõe no ratos então vamos aperfeiçoando até a música chegar naquilo que queremos, já no periferia s/a muitas vezes eu faço a letra primeiro e depois crio a base em cima disso

4- Qual foi o álbum que da banda que você mais gostou de gravar até o momento?
Jão - Cara, o disco Brasil na época foi muito desafiador pra mim, porque gravamos em Berlin com um produtor (Harris Johns) que já tinha produzido muita coisa e eu era muito jovem então tinha aquele frio na barriga tipo será que vai dar certo isso? rs

5- Como você vê a cena underground atual? Quais bandas nacionais/internacionais têm ouvido?
Jão - A cena underground no Brasil ta muito bem no sentido de termos ótimas bandas dos mais variados estilos, carecemos ainda de mais lugares de shows Brasil afora direcionado para o underground, mas até aí nenhuma novidade né? Terra do samba do funk do axé nós aqui estamos remando contra a maré sempre, em todos os estilos do punk ao metal temos bandas top Krisiun, Facada, Agrotóxico, Baixo Calão e por aí vai da pra citar um monte.

6- A banda tem um material de merchandise muito legal (camisetas, adesivos, canecas, quem cuida dessa parte)?
Jão - Quem cuida dessa parte é o gordo e a mulher dele

7- Como tem sido a repercussão de “No Money, No English” mundo afora?
Jão - Cara o no money.. São sobras de estúdio e foi feito mais para salvar o material que tínhamos e que não tinha sido lançado em lugar nenhum, não sei se esse disco é muito conhecido lá fora.]


      Ratos de Porão

8- Ratos de Porão sempre foi uma banda com fortes criticas sociais em suas letras, qual a sua opinião sobre o governo Dilma e sobre a atual situação política do Brasil?
Jão - Cara entra governo sai governo e tudo fica sempre a mesma bosta, eu sou descrente dessa raça de políticos profissionais dessa terra, pt psdb ptb pdt é tudo farinha do mesmo saco.

9- Vocês incluíram nas gravações o porquinho Atum, quem teve inicialmente essa idéia?
Jão - Essa idéia foi do Gordo, o porquinho é dele também rs

10- Vocês fizeram varias turnês ao redor do mundo, quais os lugares que você mais gostou de tocar até hoje?
Jão - Eu gosto de tocar em qualquer lugar, mas claro que quando você vai pra outro país e vê pessoas que conhecem seu som isso é muito gratificante, eu gosto de tocar na europa pela estrutura que o underground tem lá.

11- Quais foram as experiências mais engraçadas, mais marcantes desses mais de 30 anos com a banda?
Jão - Cara, em 30 anos passamos muitos momentos hilários, na estrada sempre acontecem fatos engraçados, conhecemos pessoas engraçadas, fica difícil apontar momentos marcantes, já que sempre passamos por novas experiências.

12- Agora em 2014 o clássico álbum “Crucificados pelo Sistema”, completa 30 anos, vocês planejam algum material comemorativo, algum relançamento especial?
Jão - O crucificados é um disco marcante para o underground latino americano pelo simples fato de ser o primeiro de uma banda do estilo que se tem notícia, nós vamos juntar a formação que gravou esse disco para alguns shows este ano inicialmente temos um show marcado com essa formação no cine jóia aqui em sp , no circo voador no rj e pensamos em fazer um dvd disto , vamos ver...

    No Money, No English

13- Jão, muito obrigado pela entrevista, deixe um recado especial para os fãs da banda que estão lendo essa entrevista.
Jão - Espero que tenham gostado dessa entrevista e aguardem, esse ano tem muitas novidades, vai sair o novo cd do ratos "século sinistro", vai sair o dvd de 30 anos da banda, vai sair o novo do periferia s/a banda que além de guitarra faço vocal e vai sair também o cd do trassas , banda da minha esposa que eu toco guitarra já a 2 anos, então aguardem saúde a todos valeu.










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários que conterem publicidade e divulgação de site ou algo malicioso, ambas serão moderadas!!