quinta-feira, 30 de junho de 2016

Entrevista - Vulcano (Brasil)

Existem bandas e álbuns que mudam a sua vida para sempre, sabe aquela banda que faz você sentir 15 anos novamente toda vez que você ouve? um álbum que sempre esteve no meu top 10 da historia do metal extremo é o Bloody Vengeance, e uma banda que merece todo respeito do mundo é o Vulcano, foi uma grande alegria e honra fazer uma breve entrevista com o Zhema guitarrista da banda, confira a entrevista abaixo.




Saudações Zhema, muito obrigado por nos ceder essa entrevista ao nosso blog “Questões e Argumentos”, é uma honra entrevista-lo, como está sendo o ano de 2016 para a banda Vulcano e quais os planos para o futuro?

Zhema: Voltamos de uma longa turnê pelo Continente Europeu e pela primeira vez passamos por terras da península Ibérica. Foi demais! Agora retomamos os trabalhos para terminar o álbum novo que iniciamos em novembro de 2015 e paramos por conta dos shows. As baterias estão todas gravadas e então é partir para o restante.


A banda é uma das pioneiras do metal extremo em todo mundo, e com certeza uma das que mais influenciaram bandas de black e death metal nas ultimas 3 décadas, como você via a cena lá do começo e metade dos anos 80, onde o Vulcano lançou seus álbuns mais importantes e influentes, e o que era melhor naquela época na sua opinião?

Zhema: Cara! Essa é uma das perguntas mais difíceis de responder pelo fato de que haviam coisas boas e também coisas ruins e essa dualidade se mantém até os dias de hoje. Então a coisa é mais ou menos assim: - Era muito difícil divulgar a banda? sim... mas por outro lado não havia tantas bandas como hoje e então era mais eficaz. Outra, era difícil gravar um álbum? Sim... mas por outro lado depois deste esforço todo, os fãs compravam e o mantinham como uma joia. Era difícil fazer shows ao vivo? Sim... mas quando conseguíamos TODOS compareciam e viajavam de longe para vir, atualmente é uma briga enorme para lotar shows...vender álbuns, etc é mais ou menos isso !!!!!!!!!!!!!


Qual a atual formação da banda?

Eu, Zhema e Gerson Fajardo nas guitarras, Arthur “von barbarian” na bateria, Carlos Dias no baixo e Luiz Carlos Louzada nas vozes.


Quais são suas principais influências musicais?

Zhema: É assim... já se passaram tantos anos tocando, fazendo musica, compondo riffs escrevendo letras, ouvindo bandas e mais bandas, que atualmente não tenho mais influência e sim tenho todo esse “background”. Agora se você me perguntar, lá no começo a 35 anos atras quais foram, direi Black Sabbath e Motörhead.



Como foi o processo de filmagem do videoclipe “The Devil Escaped From Earth”, onde ele foi filmado? Quem foi responsável pela produção?

Zhema: Aquele vídeo é um “clip” feito durante a turnê com NIFELHEIM pela Europa. Naquela ocasião viajamos em um “nightliner” e o produtor do vídeo Manoel Neto viajou conosco e fez aqueles “takes”.







Quando serão os próximos shows da banda? Deixe as datas para nossos leitores.

Zhema: Por enquanto só temos o MMM Festival em Rio Negrinho, pois optamos por terminar o álbum que começamos em novembro de 2015 e tivemos que parar por conta dos shows. As baterias já estão todas gravadas então agora é partir para cima !!!!!!!!!!


Quais bandas você tem ouvido ultimamente?

Zhema: Em destaque, Red Razor, Imperial Jade, Warfact, Witches Mark, Vetor... por ai !!!


Como foi para a banda a turnê européia de comemoração de 30 anos do clássico “Bloody Vengeance”?

Zhema: Sensacional!! Foram 28 shows consecutivos e todos muito bem recebidos pelo público e critica. Passamos pela primeira vez pela Espanha e Portugal e um bom termômetro desta receptividade foi que nosso merchandising se esgotou na metade da turnê. Sinal que que gostaram e apoiaram a Banda.  


Como foi para a banda fazer o DVD (documentário), “As portas do inferno se abrem: A história do Vulcano” foi satisfatório o resultado final, já que vocês tem tanta história pra contar, tantos materiais clássicos lançados?

Zhema: Esta foi uma iniciativa dos diretores de cinema Vladimir Cruz e Rodney Assunção. Eu realmente não me envolvi em nada nesta produção, Eu apenas cedi meu arquivo pessoal para eles. Eu assisti pela primeira vez juntamente com as demais 260 pessoas que lotaram o Cine Roxy de Santos. Achei interessantíssimo o resultado final. Agora já esta em DVD e como bônus, o show inteiro de Fortaleza neste começo de ano filmado com varias câmeras etc. Tem um link também que permite o acesso a um número fantástico de curiosidades e videos antigos. 



Como foi a recepção do álbum “Bloody Vengeance” na época do seu lançamento em 1986?

Zhema: Vendeu 3.000 cópias em apenas uma tarde!
Claro que essas 3mil cópias foram vendidas todas para uma só distribuidora, a Woodstock Discos. Houve um atraso no lançamento daquele álbum por conta de que faltava tudo nesse pais, e tudo tinha que ser conseguido com ágio e não era diferente com o papelão, e então não havia papelão no mercado para produzir as capas.
Assim quando finalmente foi lançado nós já havíamos feitos vários e vários shows daquele repertório. Vide o “festival da Morte” em BH que acabou saindo em DVD pela Cogumelo.


O que podemos esperar da edição comemorativa do “Live”?

Zhema: A Cogumelo fez um excelente trabalho de arte. Digipack “six panel” várias fotos antigas. Caprichou mesmo. O restantante é que todos já conhecem, afinal já tem 31 anos !!!!!!!


Onde é possível adquirir o material de merchandising da banda? Cd’s, camisetas, etc?

Zhema: Por favor, visite nosso site www.vulcanometal.com
Lá encontrarão, além de vários coisas interessantes, uma página de vendas também.


Como tem sido a recepção de “Wholly Wicked” mundo afora?

Zhema: foi muito bem aceito pelos fãs e crítica também. A prensagem inicial já se esgotou, agora só mesmo nas distribuidoras, ele tem uma edição Canadense também. É um grande álbum!


Quais são as principais inspirações para as composições das letras da banda?

Zhema: Filosofia! Filosofia Oculta! Eu gosto muito de ler e também de escrever.



Zhema, muito obrigado pela entrevista, deixe suas considerações finais e um recado para aqueles que apóiam a banda e leitores do blog, deixe seus contatos.

Zhema: Grato pela oportunidade de colocar algumas idéias a respeito do VULCANO, grato também ao leitor que se propôs a chegar até aqui na leitura. Continuem apoiando o Metal Nacional, as bandas undergrounds estabelecidas e aquelas começando também !!!!!!!
Nos vemos em algum show por ai!
Keep banging !!!!!!!!11












Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários que conterem publicidade e divulgação de site ou algo malicioso, ambas serão moderadas!!