sábado, 15 de fevereiro de 2014

SOCIEDADE DO ÓDIO

De acordo com a sociologia, o convívio em sociedade deveria no mínimo ser algo amistoso e pacifico, deveríamos nos associar, cooperar com os demais, isso teoricamente falando é claro, mas e na pratica como isso funciona? 

Vivemos na sociedade do que importa é eu me dar bem, do que se foda quem eu vir a prejudicar, parece que quase ninguém tem educação, bons hábitos, ninguém se importa com mais nada, nem com eles mesmos, não sabemos para onde estamos indo, como você tem contribuído pra sociedade? 

Você reclama do lixo na rua, da enchente, do metrô lotado, das calçadas, da qualidade da água, da qualidade dos serviços prestados, da falta de educação das pessoas, mais e você o que tem feito de positivo, de relevante pra esse mundo caótico? 

Se você joga lixo na rua, você já contribui negativamente, se para em vaga de deficiente, se recebe troco a mais e fica quieto na realidade você é um pilantrão, e os problemas do mundo são pessoas como você, comece por onde você mora, o que pode ser mudado? Como você pode se ajudar?

Por que você só poderá ajudar os outros se ajudar a si mesmo.

A burrice e a ignorância são os maiores problemas da sociedade, é justamente o sub-desenvolvimento humano que gera tantos conflitos, seja desde o empurra-empurra nos transportes públicos até os crimes mais absurdos, eu acredito que a primeira e mais importante medida para que o Brasil melhorasse de fato seria um investimento considerável na qualidade ensino, e no aperfeiçoamento/treinamento dos professores, e também na estrutura das escolas, você que psicólogo, professor, sociólogo, pedagogo, seja lá o que for e tem idéias boas tente colocar em pratica entre seus conhecidos, na sua comunidade, acredito que pequenas ações feitas com sinceridade alcançam muitas pessoas.

Creio também que um estudo mais aprofundado de determinados assuntos possa refletir de uma forma positiva na vida de todos os indivíduos, assuntos como Historia, Geografia, Sociologia, Filosofia, etc. deveriam ter uma abordagem mais aprofundada no ensino publico, acho que pouco e muitas vezes nenhum valor é dado a matérias desse tipo.

Outro fator importante para o convívio em sociedade, você sabe respeitar as diferenças? 

Ou você é daquele que não pode ver alguém diferente que já faz piadinha, ou pior fica com aquela cara de espanto, você consegue visualizar que as pessoas podem ser de etnias, culturas, tradições, crenças ou não crença, ideais políticos que possam ser diferentes do seu, você consegue aceitar isso numa boa ou fica de mimimi por ai?

Pense nisso, talvez um dos problemas graves da sociedade pode ser você.

Existem meios alternativos de ver o mundo, não só os mais populares, os da maioria, incrível que até macacos estão tendo uma sociedade mais evoluída, vivemos num extremo conflito interminável, será que muda o mundo, mais os seres humanos mantém o mesmo instinto primitivo dos primórdios da existência da espécie, será que seria possível sermos mais organizados, pacíficos, educados, gentis ou a selvageria permanecerá até que esse mundo se acabe em pólvora, será que a política é falha, o governo é corrupto, será que nossos governantes fazem idéia de quais são nossos principais empecilhos, será que um dia aquele deputado filho da puta, desgraçado já andou de ônibus, já acordou 5 da manhã para ir trabalhar, já teve que levar calculadora pro supermercado porque o dinheiro talvez não desse pra comprar aquilo que fosse necessário, porque infelizmente não pode comer tudo que tem vontade, ele escolhe comida pelo preço não pela qualidade, por que os salários da maioria da população é tão baixo, como pode uma pessoa viver com menos de R$ 1 mil por mês, se você faz isso você é um verdadeiro herói. Talvez chegamos ao nosso limite, talvez essas manifestações que ocorreram nos últimos tempos seja reflexo daquilo que a nossa sociedade vem engolindo a muito tempo, o governo pratica uma violência diária com as pessoas, violência praticada com impostos abusivos, com má qualidade no ensino, saúde praticamente inexistente, segurança publica idem, o que podemos fazer para melhorar a sociedade que vivemos. Pense nisso! 

(Autor: Isaias Bueno)


Deixe seu comentário

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários que conterem publicidade e divulgação de site ou algo malicioso, ambas serão moderadas!!