terça-feira, 30 de setembro de 2014

SOULSPELL

Confiram a entrevista que fizemos com o Heleno Vale, responsável pela Soulspell que é sem duvida a melhor banda brasileira quando se trata de metal opera, projeto muito bem sucedido já contou com diversos musicos consagrados heavy metal mundial, confiram a entrevista abaixo.





Saudações Heleno, muito obrigado por nos ceder essa entrevista ao nosso blog “Questões e Argumentos” é uma honra entrevista-lo, como está sendo o ano de 2014 para você e quais os planos para o futuro?
Heleno: Eu que agradeço a oportunidade. O ano de 2014 está sendo de muito trabalho, como foram todos esses 10 anos de atividade do Soulspell. Porém, todo esse trabalho não é em vão e é sempre muito gratificante todo o carinho dos fãs e todo o resultado maravilhoso que conseguimos, cada vez mais, construir em discos e shows. Os planos para o futuro são comemorar nosso aniversário de 10 anos no ano que vem com o maior álbum de nossa história e, quem sabe, com um DVD, novos vídeo-clipes, turnê internacional etc. Esses são nossos objetivos no momento e estamos trabalhando muito para realizá-los.



Como tem sido a repercussão “Hollow’s Gathering” mundo afora?
Heleno: Hollow’s Gathering é um álbum que conta com participações especiais fantásticas, portanto foi muito bem aceito mundo afora. Ele nos abriu algumas portas para viabilizar o lançamento de nosso quarto álbum que será certamente o maior de nossa história. Como vínhamos de 2 grandes álbum também, muitos fãs estão divididos entre os 3 álbuns como seus favoritos, mas considero isso um ponto positivo. Porém, preparem-se! Tenho certeza que todos vocês vão unificar seu álbum favorito com o lançamento do nosso quarto álbum. É o melhor de todos em todos os aspectos!



Pra quando podemos esperar uma nova metal opera do Soulspell? E já tem algum convidado especial que você poderia divulgar?
Heleno: Dessa vez não foi possível seguir o padrão de lançamento do Soulspell que era de 1 álbum a cada 2 anos. Estamos investindo pesado neste novo lançamento e não queremos lançá-lo antes da hora. Ele precisa estar 100%, pois quero presentear todos os fãs com um álbum digno dos 10 anos de Soulspell. Os fãs podem esperar uma lista de participantes incrível, mais incrível que todos os outros álbuns juntos. Não quero estragar a surpresa, portanto não vou divulgar a lista de participantes agora, mas temos 90% do time já gravado e é um time de respeito nacional e internacional. Tenho certeza que dessa vez vamos conseguir maior atenção da mídia do Heavy Metal nacional e internacional.



Como surgiu a idéia de criar um projeto com muitos convidados de varias bandas diferentes, de diferentes lugares do mundo?
Heleno: A idéia surgiu em 2005 quando percebi que existiam muitos projetos deste tipo, porém nenhum do Brasil, onde há tantos talentos vocais. Outro motivo foi a lacuna que percebi: na época quase nenhum desses projetos conseguia levar isso para os palcos. Eu montei o Soulspell pensando em ser realmente uma banda e não somente um projeto. Acabou dando certo e hoje somos uma banda que vem melhorando seu show cada dia mais e realizando shows teatrais, o que é raro no cenário do Heavy Metal.



Quais foram os convidados que foram mais marcantes pra você?
Heleno: Certamente todos foram marcantes pra mim, porém escutar a voz de alguns ídolos de adolescência realmente me tocou bastante. Posso citar aqui Jon Oliva e Zak Stevens como bons exemplos disso. Neste quarto álbum há mais exemplos deste tipo, porém, como disse, não quero estragar a surpresa. Os fãs vão adorar ler a lista de participantes de uma só vez. 



Heleno Vale

Como tem sido a parceria com a Inner Wound Recordings?
Heleno: A parceria é ótima, pois todos temos os pés no chão e a cabeça num trabalho em longo prazo. Eles trabalham de forma muito séria e eu gosto do comprometimento que passam em cada decisão. Temos um relacionamento muito bom, bem diferente do que ouço das demais gravadoras, portanto devemos manter essa parceria por bastante tempo ainda, quem sabe até o final da saga.



Como foi ter participado do tributo ao Helloween com a musica “We Got the Right” como o Helloween influenciou o Soulspell?
Heleno: Este disco, em especial, essa música tem um significado muito especial pra mim, pois me acompanhou durante toda minha adolescência. Sempre tive a We Got The Right como uma de minhas canções favoritas e hoje em dia acredito que sua letra encaixa como uma luva no momento que vivemos no Brasil. Além disso, o Helloween sempre foi uma influência clara para as composições do Soulspell e já tivemos o prazer de contar com a participação do incrível baixista Markus Grosskopf e do ex-guitarrista Roland Grapow. É uma honra imensa podermos dizer que somos influenciados por essa banda maravilhosa e hoje em dia podermos gravar ao lado desses monstros.




Quais são suas influências musicais?
Heleno: São inúmeras na verdade. Porém, para citar algumas: Iron Maiden, Tears For Fears, Ayreon, Sonata Arctica, Blind Guardian, Slayer, Helloween, Metallica etc.



Arjen Lucassen foi uma grande influência nos seus trabalhos com o Soulspell?
Heleno: Certamente. Por incrível que pareça eu não tenho influência alguma dos seus primeiros álbuns, mas sim dos últimos: 01011001 e The Theory Of Everything, os quais considero 2 dos melhores álbuns de todos os tempos. O álbum STAR ONE também é incrível. O cara é simplesmente um músico incrível e uma pessoa fantástica. Está sendo ótimo o apoio e as dicas que ele nos dá. Os fãs de Soulspell devem dar todo o valor do mundo a esse cara.



Como funciona o processo de composição do Soulspell?
Heleno: Eu desenvolvo primeiramente a parte da história referente ao álbum em questão. Depois disso eu faço as letras ou algumas melodias/temas principais. Finalizo todas as músicas do álbum antes de mostrar pra qualquer um para que elas sempre soem dentro da mesma linha de pensamento dos álbuns anteriores. Porém, não acaba aqui. Depois desse processo, trabalho as músicas em conjunto com o produtor Tito Falaschi, que palpita nos arranjos, grava os baixos e algumas guitarras e, em seguida, cada músico ainda tem liberdade para contribuir com idéias. É um processo longo e eu tento acompanhar cada passo para que saia tudo dentro do esperado.  

Onde é possível adquirir material de merchandise da banda? Cd’s, camisetas, etc..?
Heleno: Temos um site www.soulspell.com onde você pode visitar nossa loja virtual. Há diversas outras lojas vendendo CDs da banda, como da nossa gravadora brasileira Hellion e diversas internacionais, porém camisetas você só pode comprar através do nosso site. Estamos com queima de estoque das camisetas do terceiro álbum para começar a produção das camisetas do quarto álbum que estão fantásticas. Não vejo a hora de divulgar o autor dessa nova capa, mas ainda é cedo :)



Quais são os próximos shows da banda? Deixe as datas para nossos leitores.
Heleno: Não é fácil realizar uma turnê longa do Soulspell. Já fizemos isso 2 vezes e foi bem complicado, porém aproveitamos muito os momentos. Para tentar dar mais valor para cada show, optamos dessa vez por divulgar a turnê aos poucos, show a show, na medida do possível, clara. Vamos tentar fazer menos shows, porém cada vez melhores. Por enquanto, posso divulgar o show do dia 10/10 na cidade de Bauru-SP, com a participação ilustre do nosso ídolo André Matos. Será certamente um marco na carreira do Soulspell e os fãs não podem deixar isso passar em branco. Conto com todos vocês.



Quais bandas nacionais/internacionais você tem ouvido ultimamente?
Heleno: Eu não escuto muitas bandas ao mesmo tempo, principalmente quando estou terminando um álbum. Preciso de concentração e não posso me deixar influenciar demais por outros trabalhos. Porém, confesso que está difícil parar de escutar o novo álbum do Ayreon, The Theory Of Everything, o qual estamos fazendo um tributo autorizado pelo próprio Arjen Lucassen e, também, tenho escutado bastante Sabaton, principalmente os álbuns Carolus Rex e The Art Of War. São álbuns simplesmente maravilhosos!



Heleno, muito obrigado pela entrevista, deixe suas considerações finais e um recado para os fãs da banda, deixe seus contatos.
Heleno: Obrigado novamente pela oportunidade. Não deixem de acompanhar o projeto, pois agora no final de 2014 e em 2015 devemos ter nosso melhor ano e muitas surpresas vão rolar. Vai ter clipe novo, na verdade mais de um, vamos lançar nosso maior álbum, vamos lançar alguns covers, coisa que ainda não havíamos feito etc. Quem quiser entrar em contato com a banda pode fazer isso através do e-mail soulspell@soulspell.com ou mandar mensagem na nossa página oficial de Facebook.



Confira também:

http://questoeseargumentos.blogspot.com.br/2014/09/marcelo-barbosa.html
Entrevista Marcelo Barbosa

http://questoeseargumentos.blogspot.com.br/2014/09/breakout.html
Entrevista Breakout

http://questoeseargumentos.blogspot.com.br/2014/09/fire-strike.html
Entrevista Fire Strike




http://hotmart.net.br/show.html?a=A2255675I&ap=e06b

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários que conterem publicidade e divulgação de site ou algo malicioso, ambas serão moderadas!!