quarta-feira, 17 de setembro de 2014

UGANGA

Confiram a entrevista que fizemos com a banda Uganga, som extremamente original com muito grave com a cara do som dos anos 90, vale a pena conferiri o som desses caras, confiram a entrevista que fiz com Manu "Joker" Henriques.


Saudações Manu, muito obrigado por nos ceder essa entrevista ao nosso blog “Questões e Argumentos” é uma honra entrevista-lo. Como está sendo o ano de 2014 para a banda Uganga e quais os planos para o futuro?
Manu “Joker”Henriques: Eu que agradeço a oportunidade de falar sobre o Uganga mano! 2014 tem sido um ano excelente pra banda, estamos lançando nosso novo e melhor álbum (“Opressor”), renovamos nosso contrato com a Sapólio Rádio (selo de Uberaba-MG), porém com distribuição da Hellion e da Voice , estamos lançando um clip novo para a faixa “Casa” e até janeiro lançaremos nosso DVD de 20 anos. De negativo tivemos a pausa do nosso guitarrista Christian para tratar da saúde mas conseguimos manter a banda na ativa com nosso chapa Murcego González (Canábicos) fazendo dupla com o Thiago e mantendo a qualidade nos riffs. Enfim, está sendo um ano de conquistas, aprendizado e fortalecimento.


A banda foi formada em 1993, como você vê esses mais de 20 anos de banda, quais os acontecimentos mais significativos até o momento?
Manu “Joker”: Muita coisa aconteceu cara! Posso citar por exemplo a estabilização da formação atual, que com exceção do Thiago já está junta a mais de 12 anos. Foi só com a vinda desses caras que o Uganga passou a soar como soa hoje, definitivamente mais pesado que nos primeiros dias onde a banda era mais um laboratório para pirar sem limites (risos).Olhando pra trás acho que conseguimos muita coisa, lançamos 4 albuns elogiados por crítica e público, fizemos duas bem documentadas tours na Europa e lançamos nossos cds por lá...Um inclusive gravado na Alemanha com 600 pessoas pirando com a banda! Tocamos ao lado de vários e variados artistas como Ratos de Porão, Krisiun, Tim “Ripper” Owens, André Matos, Cathedral, Racionais MC’s, Dead Fish, Marcelo D2, Vulcano, Mystifier, Macbeth, Dr. Sim, Garage Fuzz o que nos fez dialogar com platéias diferentes sem ter que mudar uma vírgula de nossa música. Só tenho a agradecer por esses 20 anos, mas diria que a nossa melhor fase com certeza está por vir.


Quais as principais inspirações para as composições da banda?
Manu “Joker”: Cara nossas raízes vem do metal e do hardcore, mas ouvimos muita coisa e temos gostos variados entre os integrantes. O que nos inspira é tocar nossa música de forma livre, sem pagar pau pra cena, rótulo, moda, ou seja, lá o que for. Fazemos rock sempre pesado, às vezes rápido, cantado em português. Nossas letras são inspiradas em nossas vivências e nossa casa é o Triângulo Mineiro.


Quais são suas principais influências musicais?
Manu “Joker”: Black Sabbath e Beatles sempre serão minhas bandas preferidas e minhas maiores influências apesar de fazer uma música mais extrema que ambas. Minha base tem muito do thrash/crossover dos anos 80, mas não dou a mímina pra essa onda saudosista que tá rolando. Acho algumas bandas legais outras um lixo, mas no geral é bom o thrash estar forte de novo... Hardcore punk também é parte da minha formação musical assim como algumas bandas dos anos 90 como Pantera, Faith No More, Alice In Chains, Rollins Band, Helmet... E tem as referências mais distantes musicalmente, mas que me influenciam da mesma maneira como o Dub, Rap , Jazz, música clássica entre outros estilos. Ouço até algumas bandas pop como The Police ou Survivor numa boa. Música pra mim ou é boa ou ruim, o estilo não importa.

 Uganga

Como tem sido a parceria com a Metal Soldiers Records?
Manu “Joker”:Excelente! O Fernando é antes de tudo um amigo e fã do Uganga. Ele prensa nosso cd por lá, nos paga a nossa parte e ajuda a banda a se promover na Europa. É um lance simples, mas que vem dando certo. Ele já lançou o “Vol.03: Caos Carma Conceito” e está lançando agora o “Eurocaos – Ao Vivo”. Logo vamos conversar sobre o “Opressor” e ver o que rola.


Como foi pra você participar do medley para “Pegasus Fantasy”, fale um pouco sobre seu interesse pela série “Os cavaleiros do zodíaco” e que outros desenhos/animes você tem assistido atualmente, quais você mais curte?
Manu “Joker”: Vou ser 100% sincero com você mano! Nunca assisti um desenho da série (risos)! O Christian (guitarra) sabe tudo e é muito fã desse desenho, mas como o lance era para vocalistas sobrou pra mim (risos)! Curto quadrinhos, inclusive Mangás tipo Akira, mas o CDZ ainda é uma novidade que preciso conhecer...Lá vem a avalanche de xingamentos (risos)! Sobre a participação achei bem da hora e me senti honrado de estar gritando ao lado de vocalistas tão técnicos e talentosos. Curti muito o cara do Massacration e aquela Japinha!


Pra quando podemos ter em mãos o “Opressor”, onde ele foi gravado, quem foi responsável pela produção? Fale um pouco sobre o processo de gravação do álbum.
Manu “Joker”: O cd foi gravado em Goiânia no Rocklab Estúdio com co-produção da banda e Gustavo Vazquez que já trabalhou com Hellbenders, Krow, DFC, Macaco Bong entre outras bandas. Segundo nosso selo o cd deve estar chegando no final de outubro e o vinil no começo de 2015. O processo de gravação foi bem tranqüilo, creio que tudo tenha levado em torno de um mês.


Qual foi a sua reação em ver CJ Ramone com uma camiseta do Uganga?
Manu “Joker”: Cara eu realmente fiquei muito feliz! O CJ é um ícone, um mestre e fez aquilo na brodagem e na humildade. Serei eternamente grato por isso e por outras prezas que ídolos de bandas como Agnostic Front e Bad Brains já fizeram pro Uganga. Salve os Ramones!


Quais são os próximos shows da banda? Deixe as datas para nossos leitores.
Manu “Joker”: Estamos focados na mixagem e finalização do nosso DVD de 20 anos. Muita coisa pra cuidar, áudio, vídeo, arte... Ainda teve a transição temporária do Morcego pra guitarra solo, isso tudo gerou uma adaptação que felizmente já rolou. Agora estamos voltando com tudo e o próximo show será em novembro no festival Udi Rock Scene em Uberlândia ao lado de outras bandas como Leave Me Out e Galinha Preta. Também temos o lançamento do “Opressor” em Uberaba casa do nosso selo e uma tour no nordeste que logo daremos mais detalhes. O Uganga tá de volta a estrada!

Manu "Joker" 

Como foi ter gravado um cover para “Who are the true” do Vulcano?
Manu “Joker”: Uma honra e uma grande responsabilidade, pois trata-se de uma das bandas mais importantes do metal nacional em todos os tempos. Adoro esse som e acho a letra muito atual. E ter as participações do Ralf Klein (Macbeth – Alemanha) e do Murillo do Genocídio foi a cereja do bolo! 


Quem foi responsável pela capa de “Opressor”?
Manu “Joker”: A capa quem fez foi o Beto Andrade, um artista de BH que tá mandando muito bem e já tinha feito a arte da camiseta da nossa segunda tour na Europa. Eu passei a idéia pra ele que foi fazendo esboços até chegar no que a gente buscava e estamos 100% satisfeitos, ele detonou! O encarte ficou com meu irmão Marco (baterista do Uganga) que também se superou. Ele havia feito toda a arte dos nossos 3 cds anteriores e está cada vez melhor. Foi foda poder contar com os 2 nesse trabalho, ainda mais que o Beto veio por indicação dele.


Fale um pouco sobre a Angel Butcher, existe planos para novos materiais da banda?
Manu “Joker”: Não temos nada certo. A banda iria gravar algo com a nova formação, mas machuquei meu pulso e ficarei um tempo sem poder tocar, então por hora estamos parados já que lá toco batera e canto. Acho que ainda gravaremos algo, mas não sei quando ainda. Nosso trampo mais recente foi o ep “25 Years Bleeding Ears” que saiu em 2010 aqui e na Europa.


Como foi a experiência de ter gravado um dos melhores materiais de death/black metal de todos os tempos, Sarcófago-Rotting, quais recordações você tem dessa época?
Manu “Joker”: Foi uma experiência única, memorável e que irá me acompanhar por toda vida com certeza. Sou muito amigo dos caras até hoje, em especial do Wagner e do Jhasko , e sempre nos encontramos pra tomar umas brejas. Lembro-me que estávamos muito ansiosos para começar a gravar logo e nos comprometemos muito na pré-produção do álbum , que foi feita na minha casa em Araguari. Já faz um bom tempo, mas ainda me espanto com a influência desse trabalho na cena extrema. Só posso me sentir muito orgulhoso por isso!


Como foi pra você a experiência de ter tocado com o tributo ao Sarcófago?
Manu “Joker”: Foi legal, apesar de alguns picaretas que topamos no caminho. O mais foda foi tocar no Chile e ficar amigo do Jeff Becerra (Possessed), esse foi o destaque desse tributo junto ao show do Warfare Noise Festival em BH. De ruim só alguns aproveitadores querendo vender a banda como a volta do Sarcófago, algo que sempre recriminamos e negamos... Mas foda-se, eu me diverti (risos).


Como foi o processo de gravação do vídeo clipe “Guerra” onde ele foi filmado, quem foi responsável pela produção?
Manu “Joker”: O clipe foi filmado na Europa pelo nosso camarada Eddie Shumway (Travesseiro Discos/ Lower East Studio) e as locações foram um centro cultural em Maribor na Eslovênia, o museu da segunda guerra na Cracóvia , um castelo na região de Zawiercie e imagens nas ruas de Poznan todas cidades da Polônia com ligação direta com a segunda guerra. Também filmamos imagens da banda tocando num bar de Budapeste chamado Showbarlang e misturamos isso a cenas de guerras, algumas recentes e outras antigas. Filmar isso foi uma puta correria, a gente chegava num local pra tocar e quando dava tempo gravávamos algo. O Eddie nos acompanhou por toda essa tour e logo sairá um documentário completo desse rolê.




Confira também:


http://questoeseargumentos.blogspot.com.br/2014/09/entrevista-dfc.html
Entrevista DFC

http://questoeseargumentos.blogspot.com.br/2014/10/acao-direta.html
Entrevista Ação Direta

http://questoeseargumentos.blogspot.com.br/2014/10/alto-teor-de-revolta.html
Entrevista Alto Teor de Revolta





http://hotmart.net.br/show.html?a=A2255675I&ap=032e

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários que conterem publicidade e divulgação de site ou algo malicioso, ambas serão moderadas!!